Monitoramento de segurança para empresa: tudo o que você precisa saber

A segurança sempre foi uma preocupação constante no cenário empresarial. O que mudou foram os métodos utilizados na proteção pessoal e patrimonial, afinal o desenvolvimento tecnológico possibilitou o uso de recursos mais eficientes para proporcionar a segurança necessárias às empresas. Se antes era comum a presença física de seguranças, hoje, os sistemas de monitoramento permitem muito mais eficácia, precisão e agilidade para garantir a proteção do local.

A eficiência dos sistemas de monitoramento de segurança patrimonial faz com que eles sejam cada vez mais utilizados por empresas e comércios dos mais variados portes e segmentos. Somente em 2019, o uso desses sistemas deve crescer 10%, em comparação com o ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE). 

Mas afinal, como um sistema de monitoramento pode tornar sua empresa mais segura? Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber!

A importância do sistema de monitoramento

Os sistemas de monitoramento empresarial são formados por um conjunto de dispositivos e equipamentos que possuem o objetivo de realizar o monitoramento de forma constante, garantir a segurança patrimonial e pessoal dos usuários que frequentam o local, além de inibir a ação de criminosos.

Um sistema de monitoramento de segurança para empresas realmente eficiente é capaz de trazer diversos benefícios a empresas e comércios que optam por sua implementação. Conheça as principais vantagens:

Controle do dia a dia da empresa

Um dos equipamentos mais procurados para aumentar a proteção empresarial são as câmeras de segurança. Sempre que necessário, elas permitem a visualização ao vivo do local pela central de monitoramento e pelos responsáveis da empresa. Elas possibilitam acompanhamento pelo empresário do dia a dia da empresa, de onde estiver, permitindo controlar a operação e identificar problemas imediatamente.

Agilidade na identificação de uma invasão

Economizando um tempo precioso, as câmeras também são utilizadas em conjunto com sistemas de alarmes, que quando detectam uma invasão automaticamente abrem as imagens ao vivo para serem tomadas as devidas providências o mais rápido possível. É comprovadamente impossível o acompanhamento 24h por uma pessoa das imagens do local, o ser humano em poucos minutos perde a capacidade de identificar alterações. Por isso, são tão importantes os sistemas de alarme, controle de acesso e outros softwares que sinalizam o momento e no que a pessoa deve prestar atenção para tomar uma providência.

Intimidar Criminosos

Uma empresa que possui câmeras e sinalização de que está sendo monitorada 24h é menos visada por criminosos, que procuram locais vulneráveis e fáceis de invadir sem serem flagrados. Além disso, temem ser identificados posteriormente pelas imagens gravadas no sistema de câmeras.

Analisar como aconteceu determinada situação

O sistema de monitoramento grava todos os dados que determinada ocorrência gerou para posterior análise, verificação de fatos e melhorias, registrando datas e horários, com precisão, pontos violados, gravando imagens e áudios. Com isso, pode-se identificar suspeitos, esclarecer determinadas situações e prevenir novas ocorrências.

Acompanhamento do fluxo de pessoas

Alguns sistemas de segurança também permitem o controle do acesso e registro de quem entra e sai do local. Em grandes empreendimentos, isso é fundamental para evitar a possível entrada de criminosos.

Providências rápidas e efetivas

O monitoramento eletrônico 24h permite a pronta-resposta em situações de tentativas de furto e roubo, através da central de monitoramento e atendentes de alarme motorizados, garantindo que o criminoso seja imediatamente identificado e que rapidamente seja acionada a polícia militar para deter o indivíduo.

Integração entre sistemas

A segurança eletrônica permite que você utilize várias ferramentas para a proteção da sua empresa, ou seja, é possível integrar os sistemas para aumentar ainda mais a segurança. Você pode, por exemplo, facilmente criar uma integração entre as câmeras de vigilânciae seu smartphone para garantir acesso remoto às imagens de sua empresa. Pode-se integrar através de softwares diversos equipamentos como câmeras, sensores, fechaduras, cercas elétricas, automatizadores, luzes e outros, que trabalham em conjunto para aumentar a segurança.

Redução de custos

Muitas empresas estão investindo em sistemas de segurança eletrônica para reduzir ou substituir a vigilância humana que envolve um alto custo mensal. Com a eletrônica pode-se reduzir o custo mensal significativamente e ainda tornar a segurança da empresa mais eficiente e confiável.

Quais são as principais tecnologias e equipamentos utilizados?

O monitoramento eletrônico empresarial envolve uma série de tecnologias e equipamentos que, em conjunto, proporcionam maior segurança ao local. Saiba quais são os mais utilizados:

  • Sistemas de alarmes;
  • Sensores de presença;
  • Sensores de aberturas;
  • Barreiras perimetrais;
  • Cabos microfônicos;
  • Controle de acesso;
  • Câmeras de segurança;
  • Sistemas de detecção de incêndio;
  • Ronda virtual;
  • Portaria remota;
  • Entre outros.

Por que contratar uma empresa de segurança?

Somente uma empresa especializada em segurança é capaz de garantir todos os benefícios proporcionados pelo sistema de segurança eletrônica. Por isso, é importante pesquisar com calma e optar por uma empresa que atenda integralmente às necessidades de seu negócio.

Ao contratar uma empresa sólida de segurança eletrônica, você só tem a ganhar. Confira os principais pontos positivos:

  • Contratação simplificada: evita dores de cabeça com colaborares,  autônomos ou empresas menores que podem não estar disponíveis quando você mais precisar.
  • Diminuição de gastos: a segurança eletrônica tem um custo muito menor do que a vigilância humana, podendo otimizar a equipe ou substituir com mais eficiência.
  • Aumento da produtividade: ao contratar o monitoramento 24h, você e sua equipe ficam mais tranquilos e podem focar no seu negócio, aumentando a produtividade e sensação de segurança entre os colaboradores.
  • Garantia do funcionamento dos equipamentos: com o monitoramento 24h, o funcionamento dos equipamentos também é acompanhado. Se houverem disparos falsos, a empresa providencia a manutenção corretiva e você não precisa se incomodar com isso.

Quer saber como podemos ajudar sua empresa a se tornar mais segura? Conheça todos os nossos equipamentos e dispositivos utilizados em nossos serviços de segurança empresarial.

Oferecemos as melhores soluções para comércio, loja com vitrine, escritórios e indústrias, utilizando as mais modernas técnicas e recursos de tecnologia para proteger o seu patrimônio. Entre em contato e garanta mais proteção à sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresa de monitoramento pioneira em Santa Catarina. São mais de três décadas atuando na entrega de soluções personalizadas em projetos de segurança.
FALE CONOSCO
phonewhatsapp linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram