Botão de pânico: como usar e quais as opções?

Com o aumento dos assaltos e até mesmo o risco de sequestros, o botão de pânico ficou em evidência. Muitas pessoas estão buscando esta tecnologia para se proteger, recentemente, a própria Uber adotou um destes dispositivos para a segurança do passageiro, mas é preciso ter muita atenção, pois existem muitas opções, funcionalidades e até mesmo riscos no seu uso.

É importante esclarecermos algumas questões já que além do modelo mais comum de ativação para acionar uma central de monitoramento, vizinhos, amigos ou familiares, existem outros sistemas com opções para acionamento em caso de incêndio, existe a possibilidade de estar atrelado a câmeras, rastreadores com a funcionalidade de GPS para localização e também a utilização para emergências médicas.

Para entender um pouco melhor sobre o botão de pânico, veja as informações abaixo:

Principais cuidados ao utilizar o botão de pânico

Sem dúvidas, o principal cuidado a ser tomado é nunca acioná-lo na presença de um criminoso em ação. A grande maioria dos criminosos não visam ferir pessoas, mas subtrair bens em suas ações o mais rápido possível e se evadir do local. Ao perceber uma ameaça, como o acionamento do pânico, pode acontecer do criminoso ter uma reação que pode colocar sua vida em risco.

Por isso, o pânico só deve ser acionado se você perceber ameaça de longe, sem o criminoso ter percebido sua presença ou de preferência após a ação do criminoso para pedir ajuda e para acionamento ágil dos órgãos de segurança pública. Na dúvida, não acione!

O ideal é que o acionamento do pânico seja atrelado a câmeras. Assim, quem receber o sinal consegue identificar imediatamente exatamente o que está acontecendo,para tomar as providências específicas para cada situação com prudência e a maior agilidade possível.

Evite o acionamento constante do botão de pânico sem motivo. O pânico é o acionamento de mais alta prioridade, pois avisa que uma pessoa está sendo ameaçada, se feito constantemente acidentalmente fica em descrédito e pode não ser tratado com a prioridade devida.

Alguns botões de pânico são acionados com um simples toque, outros precisam mais de um toque e outros precisam ser pressionados por alguns segundos. Verifique o seu modelo e faça um teste, avisando quem receberá o aviso que você está fazendo um teste antes de realizá-lo.

# 10 DICAS DE COMO AGIR EM CASO DE ASSALTO

Principais modelos de botão de pânico

Botão de pânico do sistema de alarme com fio

Muito instalado em residências dentro de banheiros e quartos, ou na recepção ou caixa de lojas e empresas. Permite o envio do sinal de pânico silencioso independente do sistema do alarme estar armado ou desarmado.

Vantagens: Sempre saberás onde está. É mais difícil de apertar acidentalmente. Não depende de pilhas.
Desvantagem: É fixo. Não pode ser carregado.

Botão de pânico do sistema de alarme sem fio

Muito usado por vigilantes que fazem ronda em empresas e condomínios.

Vantagens: É móvel e pode ser levado para qualquer ambiente do local monitorado.
Desvantagens: Depende de pilha ou bateria. Quando deixado no bolso, é facilmente apertado acidentalmente.

Botão de pânico do sistema de alarme do teclado, ou senha de coação

Todos os teclados de alarme monitoráveis já vêm com esta opção. Alguns, além do botão de pânico silencioso, possuem o botão de emergência médica silencioso e o botão de aviso de incêndio, este pode ser programado com acionamento da sirene.

Vantagens: É programável e já está incluso no sistema.
Desvantagens: É fixo e normalmente está em ponto visível.

Botão de pânico de aplicativo de celular relacionado ao alarme

Algumas empresas de monitoramento de alarme possuem esta opção. Pressionando o botão do aplicativo ele envia o sinal de pânico para a central com sua localização.

Vantagens: Está no celular, equipamento portátil que a maioria das pessoas mantém junto de si.
Desvantagens: Depende do sinal e configurações do celular estarem ativados. Depende do celular ter bateria.

Botão de pânico de aplicativo de celular relacionado às câmeras

Opção interessante para quem tem a segurança da Vizinhança Colaborativa. A segurança da Vizinhança Colaborativa pode ser melhorada através de um aplicativo que cada vizinho pode ter no seu smartphone. Ele permite que todas as câmeras que forem voltadas para a rua colaborarem para aumentar a segurança da sua vizinhança com o compartilhamento e gravação das imagens na nuvem. Através do aplicativo, é possível emitir um alerta de pânico a todos os vizinhos com sua localização aproximada.

Vantagens: Portátil e atrelado às imagens. Os vizinhos que estão próximos podem ser alertados.
Desvantagens: Depende do sinal e configurações do celular estarem ativados. Depende do celular ter bateria.

Botão de pânico de aplicativo de celular familiar

Ele tranquiliza a todos da família pois cada um pode acionar pelo seu próprio celular em caso de emergência.

Vantagens: Portátil e envia o pânico com a localização para familiares.
Desvantagens: Depende do sinal e configurações do celular estarem ativados. Depende do celular ter bateria.

Botão de pânico de sistema de emergência médica, muito usado por idosos

Quem tem um parente idoso sabe que eles precisam de uma atenção especial. Para os idosos, principalmente aqueles mais independentes, que ficam sozinhos em casa, o botão de pânico tem sido muito utilizado para garantir tranquilidade aos idosos e seus familiares. Uma simples queda pode ser muito perigosa para um idoso, que pode ter dificuldade de levantar, se ele tiver um botão de pânico portátil e à prova d'água, específico para este uso, terá mais facilidade em chamar ajuda.

Vantagens: à prova d'água, bateria dura vários anos, bateria monitorada, facilidade de acionamento, aciona a central de monitoramento e envia SMS aos familiares.
Desvantagens: O sinal tem alcance para ser usado nos arredores da residência.

Botão de pânico para carro, ligado ao rastreador

Esta opção tem sido procurada devido aos recentes roubos de veículos com sequestros. Podem ser instalados em todos os pontos do veículo, inclusive porta-malas.

Vantagens: Não depende de bateria. Envia o pânico com a localização e é possível rastrear a rota do veículo após o acionamento.
Desvantagens: Depende de cobertura de operadora de telefonia.

Botão de pânico de rastreador móvel

Esta opção é procurada por empresários visando minimizar os riscos de sequestro.

Vantagens: Pode ser utilizado em qualquer lugar com cobertura de celular. Envia a localização.
Desvantagens: Depende de bateria e é necessário recarregá-lo.

Não entre em pânico, a gente ajuda você

Botão de Pânico

Quando utilizado da forma correta, o botão de pânico é um dispositivo muito eficiente e que faz toda a diferença na sua segurança, podendo, inclusive garantir mais tranquilidade a pessoas idosas que encontram em um simples clique o auxílio essencial em caso de pequenas emergências, como uma queda, por exemplo.

A IRIS está sempre investindo no que existe de mais moderno em sistemas de segurança e por isso oferece diversos tipos de botão de pânico. Ficaremos muito felizes em apresentar a você a melhor opção para o seu caso e orientar quantas vezes for necessário sobre a forma ideal de uso do dispositivo.

Fique à vontade para tirar qualquer dúvida, ou até mesmo solicitar uma consultoria gratuita, estamos aqui para ajudá-lo. Se você conhece outras opções de botão de pânico e quiser contribuir, envie para a gente, ou comente que incluiremos neste artigo!

Lembrando que agora você também pode falar conosco pelo whatsapp (47) 99207-0496.

Boa semana!

One comment on “Botão de pânico: como usar e quais as opções?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Newsletter

Assine nossa news para receber as publicações do blog em seu e-mail.

Obrigado pelo seu interesse...

Ops... Tente novamente mais tarde.

Empresa de monitoramento pioneira em Santa Catarina. São mais de três décadas atuando na entrega de soluções personalizadas em projetos de segurança.
FALE CONOSCO
phonewhatsapp linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram