Segurança nas férias - 10 dicas para manter a casa segura

 

Férias é uma delícia, tempo de muitos passeios, muita diversão e família reunida. Neste período é comum fazer aquela viagem para fugir da rotina e a gente sabe que tudo que você quer é curtir sem preocupação.

Mas para isso, precisa ter a certeza de manter a casa segura nas férias enquanto está fora e tomar diversas precauções, principalmente com o aumento da incidência de roubos, comuns neste período de final de ano.

Como estamos sempre pensando na sua tranquilidade, selecionamos 10 dicas especiais para você. Confira!

 

1 - Não saia espalhando por aí

A segurança da sua casa nas férias começa bem antes da sua partida. A primeira coisa que você deve ficar atento é para quem você conta sobre seus planos, nunca comente do seu plano de férias e ausência para muitos vizinhos ou estranhos.

Outra boa dica é evitar de compartilhar muitas fotografias ou informações sobre as suas férias nas redes sociais, pois dará a entender que a sua casa está vazia, facilitando a atuação dos assaltantes.

Pelo mesmo motivo, exija referências sobre as pessoas que prestam serviços em sua residência e tenha discrição quanto a seus bens e viagens.

 

2 - Conte com o apoio de alguém de confiança

Esta dica complementa a primeira, pois é sempre uma boa informar sobre o seu planejamento para um vizinho próximo e de confiança. A indicação é que você escolha um amigo, parente ou vizinho para dar uma olhada na residência e ficar atento a qualquer movimentação suspeita ao redor do imóvel.

Ter uma boa relação com os seus vizinhos, articulando entre vocês uma rede de cooperação e auxílio mútuo, é uma atitude recomendada — inclusive, pela própria polícia, através de grupos de Whatsapp e do compartilhamento das câmeras voltadas para a rua com seus vizinhos através de aplicativo específico.

 

3 - Confira os itens básicos de segurança

a) Teste as trancas, fechaduras e trincos da casa. Se for possível, instale reforços, como correntes com cadeados e grades, principalmente em portas e janelas de acesso externo à casa.

b) Confira seus sistemas de segurança. Se você ainda não possui um sistema de segurança, pode ser uma boa hora para pedir o auxílio de uma empresa especializada e projetá-lo. Existem diversos tipos de sistemas com preços variados,  inclusive com opções de aluguel, de acordo com o que você precisa. A instalação de sistemas de segurança, como cercas elétricas, concertinas, alarmes e câmeras de monitoramento fazem toda a diferença, principalmente para quem mora em casa. Existem inclusive sistemas sem fio com uma fixação muito simples que não precisam de infraestrutura. Dependendo do sistema escolhido, você pode acompanhar, via internet e aplicativos, como está o movimento da sua casa em sua ausência diretamente do celular ou computador.

 

4 - Instale lâmpadas de fotocélulas ou com temporizadores

Além de reduzir gasto de eletricidade o dia todo, as lâmpadas de fotocélulas e temporizadores também são importantes para dar a impressão de que existe alguém circulando na residência. Essas lâmpadas ficam acessas quando está escuro e apagam automaticamente ao detectar claridade no ambiente. Você pode instalar também luzes de strobe para serem acionadas pelo seu sistema de alarme e intimidarem um invasor.

 

5 - Suspenda assinaturas de jornais e revistas

Revistas e jornais acumulados na porta da sua residência podem atrair a atenção de possíveis invasores. Por isso, o ideal é que você suspenda sua entrega ou peça para alguma pessoa de confiança recolhê-los periodicamente.

 

6 - Desligue seus aparelhos eletrônicos, feche os registros de água e o gás.

Antes de viajar, desligue todos os aparelhos eletrônicos, os registros e as válvulas de gás. Durante seu período de ausência, pode haver quedas de energia, curtos-circuitos ou vazamentos — eventos perigosos! Esses incidentes danificam os bens materiais e podem, também, prejudicar os vizinhos.

Outro benefício é a economia gerada pelos aparelhos fora da tomada. Caso você queira deixar alguma lâmpada acessa durante o período em que estará fora, uma boa solução é instalar um temporizador e programá-lo para que acenda a lâmpada em horas específicas. Mas lembre de não desligar o disjuntor, pois suas câmeras e alarme precisam de energia para funcionar.

 

7 - Redirecione o telefone e a campainha

Um telefone ou campainha tocando incessantemente podem deixar escancarado que não tem ninguém em casa. A sugestão é transferir as ligações telefônicas para outro número e desligar a campainha ou redirecioná-la para seu celular, empresa de portaria remota, ou a casa de um vizinho de confiança.

 

8 - Proteja os objetos de valor

Se você possui joias, obras de arte entre outros objetos de alto valor o recomendado é evitar mantê-los em casa. Se você não puder tirá-los de casa, esconda-os em locais incomuns, fora do quarto de preferência.

Além destes bens, computadores, tablets, celulares, máquinas fotográficas e outros eletrônicos são também visados e por isso recomenda-se deixá-los fora da vista.

 

9 - Contrate um seguro

Os seguros residenciais ajudam a garantir sua tranquilidade e no caso de uma temporada fora de casa, não é diferente. Com ele em caso deincidentes como explosão, incêndio ou queda de raios, você será indenizado. Em alguns casos, sua cobertura pode abranger a proteção contra danos elétricos, vendaval, furtos, inundações, roubos – até mesmo de joias e peças de arte.

 

10 - Contrate um sistema de monitoramento 24h

Seus vizinhos e parentes não estão sempre à disposição. Uma das maneiras mais eficientes de garantir a segurança do imóvel é instalar alarmes e câmeras monitorados. A placa de identificação da empresa de segurança que faz o monitoramento já ajuda a inibir bandidos. Isso vale não apenas para as viagens, mas para todos os momentos! Os sistemas de alarme são a tecnologia de melhor custo benefício disponível para a prevenção. É importante que os sistemas de segurança sejam monitorados para evitar surpresas.

Além disso, se seu sistema de alarme não for monitorado, pode causar um grande desconforto com vizinhos de ficar disparando na sua ausência.

 

Viajar tranquilo é sempre melhor

Viajar é uma forma fantástica de conhecer novos lugares, culturas e pessoas. Mas para não estragar estes momentos com preocupações, vale a pena ficar atento as dicas acima. Assim, não terá surpresas desagradáveis na volta para casa.

Aproveite e conte pra gente, quais destes cuidados você já costuma tomar para manter a casa segura nas férias?

Tem alguma outra dica para garantir a segurança de uma residência em caso de ausência?

 

Fique à vontade para compartilhar sua experiência conosco nos comentários.

E conte com a gente!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Newsletter

Assine nossa news para receber as publicações do blog em seu e-mail.

Obrigado pelo seu interesse...

Ops... Tente novamente mais tarde.

Empresa de monitoramento pioneira em Santa Catarina. São mais de três décadas atuando na entrega de soluções personalizadas em projetos de segurança.
FALE CONOSCO
phonewhatsapp linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram