Criminalidade: 10 dicas para se proteger no dia a dia

Como se proteger da violência? Confira dicas de segurança para o dia a dia

A criminalidade cresce de maneira assustadora no Brasil. Segundo um relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o número de assaltos em nosso país já atinge o dobro da média mundial. O mesmo relatório apontou que apenas 40% dos entrevistados se sentem seguros para andarem sozinhos na rua durante a noite.

Esse medo é facilmente justificado: a grande maioria dos assaltos ocorre no período noturno em locais públicos. Mas isso não significa que estamos protegidos dentro de casa, uma vez que o número de roubo a residências e condomínios também vem crescendo em todo o Brasil.

Seja na rua, em casa, em estabelecimentos comerciais e até mesmo em empresas, a sensação de insegurança está presente em praticamente todas as situações do nosso dia a dia. Para te ajudar a se proteger contra a criminalidade, separamos 10 dicas que podem ser úteis para garantir sua segurança pessoal e patrimonial. Acompanhe!

Como se proteger na rua?

A rua é o local em que ficamos mais expostos à ação de criminosos. Por isso, é preciso ter um cuidado redobrado para que você não seja mais uma vítima da violência. Saiba como se proteger!

  • Evite lugares desertos

Caminhar por lugares desertos é colocar sua segurança em risco. Esses locais, principalmente quando mal iluminados, oferecem as condições perfeitas para a ação de criminosos. O recomendado é sempre evitar lugares desertos e optar por um caminho alternativo e bem iluminado. Se realmente for necessário passar pelo local, prefira ir acompanhado sempre que possível. 

  • Cuidado com locais aglomerados

Locais com grande circulação de pessoas podem te dar uma falsa sensação de segurança. Isso porque a aglomeração pode chamar a atenção de criminosos para assaltar pessoas que andam com celulares, carteiras e objetos de valor expostos nos bolsos, por exemplo. Nesses casos, o roubo geralmente acontece sem que você perceba. Para se proteger, é importante que você esconda muito bem seus objetos pessoais e não os deixe à vista de criminosos.

  • Atenção ao usar caixas eletrônicos

A famosa “saidinha de banco” é um crime que tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. Por isso, ao usar caixas eletrônicos, observe atentamente as pessoas próximas ao local e evite horários e locais de maior risco. Além disso, posicione-se sempre em frente ao caixa de modo que seu corpo cubra a tela. E sempre que possível, evite sacar grandes quantias de dinheiro.

Como se proteger em casa?

Até mesmo em casa, onde acreditamos estar mais seguros, é preciso ter alguns cuidados para evitar a ação de criminosos. Confira nossas recomendações para garantir a segurança residencial!

  • Observe o ambiente antes de entrar com o carro

O cuidado com a sua segurança começa antes mesmo de você entrar em casa. Aquele tempo que você passa esperando o portão abrir para entrar com o carro pode ser a hora perfeita para os criminosos agirem, mesmo que seja apenas alguns segundos. Por isso, o ideal é sempre observar o ambiente ao redor. Se notar alguém suspeito, dê algumas voltas pelo quarteirão e entre com o carro somente quando se sentir totalmente seguro.

  • Instale câmeras de segurança

Câmeras de segurança são grandes aliadas para garantir mais segurança para você e sua família. Isso porque elas ajudam a inibir a ação de criminosos, que tendem a evitar locais que contam com esse tipo de equipamento de segurança eletrônica. Na hora da instalação, prefira colocar as câmeras em locais visíveis para que os bandidos possam ver o equipamento com facilidade. Além disso, opte por locais estratégicos para garantir o monitoramento dos locais mais propícios para a ação de criminosos e cobrir todos os pontos da residência.

  • Conheça seus vizinhos

Ter uma boa relação com seus vizinhos e articular uma rede de cooperação e auxílio mútuo também é uma excelente medida protetiva. Ao perceber uma movimentação suspeita ou até mesmo uma ação criminosa, os vizinhos podem acionar a polícia e garantir uma ação rápida e efetiva contra os meliantes. Para garantir ainda mais proteção, uma boa opção é contar com um sistema de Vizinhança Colaborativa.

Como se proteger em seu estabelecimento comercial?

Roubos a estabelecimento comerciais também têm sido cada vez mais frequentes. Para que você não seja mais um número para as estatísticas, confira nossas dicas de segurança!

  • Cuidado com o caixa

Para dificultar a ação de criminosos, o recomendado é que o caixa sempre fique localizado no fundo da loja. Além disso, é preciso ter um cuidado com o dinheiro armazenado. Evite ficar contando as cédulas em público, seja na frente de clientes ou até mesmo de funcionários que não trabalhem diretamente no caixa. Outra dica é não guardar grandes volumes de dinheiro na loja e deixar somente a quantia necessária para o dia.

  • Saiba escolher seus colaboradores

Muitos assaltos em estabelecimentos comerciais são facilitados por funcionários que já trabalham no local. Por isso, faça contratações cuidadosas e sempre peça referências confiáveis de todos os colaboradores. Isso também vale para a contratação de prestadores de serviços, como pintores e eletricistas, por exemplo.

  • Cuide da aparência do local

Calçadas sujas e iluminação precária podem chamar a atenção de bandidos e aumentar as chances de que seu estabelecimento comercial seja assaltado. Por isso, procure manter o entorno de sua loja sempre limpo, com uma boa iluminação e manutenção adequada. Também é importante garantir que, do interior do local, você tenha uma boa visibilidade do que está acontecendo no ambiente externo.

*Dica extra: Invista em segurança eletrônica!

Equipamentos de segurança eletrônica podem fazer toda a diferença para aumentar a proteção de sua casa ou estabelecimento comercial, contribuindo para otimizar sua segurança pessoal e patrimonial. Contar com equipamentos modernos e eficientes desestimula a ação criminosa e, caso ela venha a acontecer, você tem muito mais agilidade para tomar as medidas necessárias, além de garantir mais facilidade na identificação dos criminosos. Por isso, é um investimento que vale a pena!


Está em busca de uma empresa para cuidar de sua segurança? A IRIS Monitoramento atua no mercado de segurança há mais de 35 anos, oferecendo os melhores serviços e produtos para que você esteja protegido 24 horas em qualquer situação do seu dia a dia. Entre em contato e conheça nossas soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresa de monitoramento pioneira em Santa Catarina. São mais de três décadas atuando na entrega de soluções personalizadas em projetos de segurança.
FALE CONOSCO
phonewhatsapp linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram