Segurança Pessoal: 8 ótimas dicas de cuidados e segurança para você.

Seja para passar rapidamente no banco ou sair com a família para jantar, a sensação de insegurança está presente em praticamente todos os momentos em que estamos fora de casa. Com os índices de violência aumentando em todo o país, alguns cuidados com segurança pessoal podem fazer toda a diferença para preservar seus bens pessoais e até mesmo sua vida.

A segurança pessoal pode ser definida como um conjunto de medidas preventivas que minimizam os riscos e ameaças em nosso dia a dia, dificultando a ação de criminosos. Mas diante de tanta violência, o que fazer para que possamos nos sentir completamente seguros?

Para que você não seja mais uma vítima da violência, separamos 8 dicas de cuidados que vão te ajudar a fortalecer sua segurança pessoal. Confira!

 

1 Evite lugares desertos

Lugares pouco movimentados são os preferidos dos criminosos. Se possuir pouca iluminação tanto no período do dia quanto da noite, é ainda mais perigoso. Por isso, quando estiver caminhando ou dirigindo e precisar passar por uma rua pouco movimentada, prefira fazer um caminho alternativo.

Mesmo que você demore alguns minutos a mais, sua segurança agradece. Se não houver outra solução e for realmente necessário ir até um local deserto, procure ir acompanhado e sempre observe o ambiente ao redor.

 

2 Evite andar com objetos de valor

Jóias, relógios e outros objetos de valor são grandes chamativos para ações criminosas. Por esse motivo, vale a pena usá-los somente em ocasiões específicas e evitar andar em ambientes públicos quanto estiver fazendo uso de algum objeto de valor, ainda mais se você deixá-lo à mostra.

Outra dica é carregar bolsas e mochilas sempre à sua frente, para mantê-los em seu campo de visão. Além disso, celular, carteiras e outros objetos pequenos devem ser colocados nos bolsos dianteiros, já que esse pequeno hábito colabora para sua segurança pessoal e evita que você seja roubado sem que perceba.

 

3 Fique atento ao entrar no carro

Muitos criminosos ficam na espreita esperando o motorista retornar ao carro para agir. Por isso, você precisa ter muito cuidado nessa situação. Se possível, procure estacionar o carro em estacionamentos particulares ou, ao menos, em um local com grande movimento de pessoas.

Quando estiver indo até o veículo, preste atenção à sua volta e se certifique de que está seguro. Sempre vá com a chave na mão para agilizar sua entrada no veículo e, ao voltar ou sair do carro, nunca mexa no celular ou utilize fones de ouvido, já que te deixará muito mais distraído e vulnerável.

 

4 Observe o ambiente antes de chegar em casa

Muitas pessoas são assaltadas no momento em que estão chegando com o veículo em casa. Isso porque o tempo em que você fica parado com o carro, esperando o portão automático abrir, é um prato cheio para os criminosos.

Para evitar que você tenha seu veículo e objetos pessoais roubados, é importante estar sempre atento ao ambiente quando estiver chegando em casa. Caso aviste um suspeito que te deixe desconfiado, o ideal é que você dê algumas voltas nos quarteirões próximos até se sentir totalmente seguro para entrar com o veículo em sua casa.

 

5 Evite ser muito rotineiro

Essa dica vale, principalmente, para evitar sequestros. Ao escolher sua vítima, os criminosos estudam seus hábitos, rotinas e trajetos antes de realizar o sequestro. Por isso, opte por utilizar itinerários alternativos e, se possível, evite chegar em casa todos os dias no mesmo horário.

 

6 Observe se tem alguém te seguindo

Ao andar em locais públicos, esteja sempre atento às pessoas que estão à sua volta, principalmente aquelas que estão atrás de você. Muitos criminosos seguem suas vítimas e esperam o momento certo para anunciar o assalto.

Se notar algum suspeito te seguindo, entre em algum estabelecimento e note se ele ficou do lado de fora te esperando ou se também entrou no local. Se isso acontecer é hora de pedir ajuda.

 

7 Aposte na tecnologia

O desenvolvimento tecnológico tem trazido grandes avanços por meio do uso de dispositivos e aparelhos que aumentam sua segurança pessoal. Contar com equipamentos modernos pode fazer toda a diferença para que medidas efetivas possam ser tomadas rapidamente, evitando que você seja mais uma vítima de ações criminosas.

 

8 Nunca reaja

Se mesmo com todas as dicas você for abordado por um assaltante, jamais reaja. Procure ficar o mais calmo possível e evite fazer movimentos bruscos. Atenda às exigências do meliante e levante as mãos para mostrar que você não vai reagir. Jamais tente desarmá-lo ou entrar em luta corporal com o bandido para não colocar sua vida em risco.

A Iris é a parceira ideal para aumentar sua segurança pessoal e te deixar mais protegido durante sua rotina. Com o nosso serviço de GPS Pessoal é possível garantir a sua segurança em situações de emergência, pânico ou coação avisando amigos e familiares cadastrados com um único toque. Temos, também, serviços especiais como o rastreamento veicular e o alerta sênior, que incluir uma nova faixa de segurança a você e seus familiares.

Entre em contato e solicite uma demonstração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Newsletter

Assine nossa news para receber as publicações do blog em seu e-mail.

Obrigado pelo seu interesse...

Ops... Tente novamente mais tarde.

Empresa de monitoramento pioneira em Santa Catarina. São mais de três décadas atuando na entrega de soluções personalizadas em projetos de segurança.
FALE CONOSCO
phonewhatsapp linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram