10 Dicas de Segurança nas Férias Para a Sua Casa

Férias são uma maravilha, tempo de muitos passeios, muita diversão e família reunida. Neste período, é comum fazer aquela viagem para fugir da rotina e a gente sabe que tudo que você quer é curtir sem preocupação.

Para isso, é preciso ter a certeza que sua casa tem segurança nas férias enquanto se está fora e tomar diversas precauções, principalmente com o aumento da incidência de roubos, infelizmente muito comuns neste período de final de ano.

Como estamos sempre pensando na sua tranquilidade, selecionamos 10 dicas especiais para você. Confira!

1 – Não saia espalhando por aí
A segurança nas férias começa bem antes da sua partida. A primeira coisa em que você deve ficar atento é para quem você conta sobre seus planos. Nunca comente do seu plano de férias e ausência para muitos vizinhos ou estranhos.

Outra boa dica é evitar de compartilhar muitas fotografias ou informações sobre as suas férias nas redes sociais, pois dará a entender que a sua casa está vazia, facilitando a atuação dos assaltantes.

Pelo mesmo motivo, exija referências sobre as pessoas que prestam serviços em sua residência e tenha discrição quanto a seus bens e viagens.

2 – Conte com o apoio de alguém de confiança
Esta dica complementa a primeira, pois é sempre uma boa informar sobre o seu planejamento para um vizinho próximo e de confiança. A indicação é que você escolha um amigo, parente ou vizinho para dar uma olhada na residência e ficar atento a qualquer movimentação suspeita ao redor do imóvel. Esta pessoa irá auxiliar você a manter sua segurança nas férias!

Ter uma boa relação com os seus vizinhos, articulando entre vocês uma rede de cooperação e auxílio mútuo, é uma atitude recomendada — inclusive, pela própria polícia, através de grupos de Whatsapp e do compartilhamento das câmeras voltadas para a rua com seus vizinhos através de aplicativo específico.

3 – Confira os itens básicos de segurança
a) Teste as trancas, fechaduras e trincos da casa. Se for possível, instale reforços, como correntes com cadeados e grades, principalmente em portas e janelas de acesso externo à casa.

b) Confira seus sistemas de segurança. Se você ainda não possui um sistema de segurança, pode ser uma boa hora para pedir o auxílio de uma empresa especializada e projetá-lo. Existem diversos tipos de sistemas com preços variados,  inclusive com opções de aluguel, de acordo com o que você precisa. A instalação de sistemas de segurança, como cercas elétricas, concertinas, alarmes e câmeras de monitoramento fazem toda a diferença, principalmente para quem mora em casa. Existem inclusive sistemas sem fio com uma fixação muito simples que não precisam de infraestrutura. Dependendo do sistema escolhido, você pode acompanhar, via internet e aplicativos, como está o movimento da sua casa em sua ausência diretamente do celular ou computador.

4 – Instale lâmpadas de fotocélulas ou com temporizadores
Além de reduzir gasto de eletricidade o dia todo, as lâmpadas de fotocélulas e temporizadores também são importantes para dar a impressão de que existe alguém circulando na residência. Essas lâmpadas ficam acessas quando está escuro e apagam automaticamente ao detectar claridade no ambiente. Você pode instalar também luzes de strobe para serem acionadas pelo seu sistema de alarme e intimidarem um invasor.

5 – Suspenda assinaturas de jornais e revistas
Revistas e jornais acumulados na porta da sua residência podem atrair a atenção de possíveis invasores. Por isso, o ideal é que você suspenda sua entrega ou peça para alguma pessoa de confiança recolhê-los periodicamente. Dica simples mas que ajuda a manter a segurança nas férias!

6 – Desligue seus aparelhos eletrônicos, feche os registros de água de gás
Antes de viajar, desligue todos os aparelhos eletrônicos, os registros e as válvulas de gás. Durante seu período de ausência, podem haver quedas de energia, curtos-circuitos ou vazamentos — eventos perigosos! Esses incidentes danificam os bens materiais e podem, também, prejudicar os vizinhos.

Outro benefício é a economia gerada pelos aparelhos fora da tomada. Caso você queira deixar alguma lâmpada acessa durante o período em que estará fora, uma boa solução é instalar um temporizador e programá-lo para que acenda a lâmpada em horas específicas. Mas lembre de não desligar o disjuntor, pois suas câmeras e alarme precisam de energia para funcionar.

7 – Redirecione o telefone e a campainha
Um telefone ou campainha tocando incessantemente podem deixar escancarado que não tem ninguém em casa. A sugestão é transferir as ligações telefônicas para outro número e desligar a campainha ou redirecioná-la para seu celular, empresa de portaria remota ou a casa de um vizinho de confiança. As pequenas coisas também ajudam a manter a segurança nas férias.

8 – Proteja os objetos de valor
Se você possui joias, obras de arte ou outros objetos de alto valor, o recomendado é evitar mantê-los em casa. Se você não puder retirá-los, esconda-os em locais incomuns, fora do quarto, de preferência.

Além destes bens, computadores, tablets, celulares, câmeras fotográficas e outros eletrônicos são também visados e, por isso, recomenda-se deixá-los fora da vista.

9 – Contrate um seguro
Os seguros residenciais ajudam a garantir sua tranquilidade e, no caso de uma temporada fora de casa, não é diferente. Com ele, em caso de incidentes como explosão, incêndio ou queda de raios, você será indenizado. Em alguns casos, sua cobertura pode abranger a proteção contra danos elétricos, vendaval, furtos, inundações, roubos – até mesmo de joias e peças de arte.

10 – Contrate um sistema de monitoramento 24h
Seus vizinhos e parentes não estão sempre à disposição. Uma das maneiras mais eficientes de garantir a segurança do imóvel é instalar alarmes e câmeras monitorados. A placa de identificação da empresa de segurança que faz o monitoramento já ajuda a inibir bandidos. Isso vale não apenas para as viagens, mas para todos os momentos! Os sistemas de alarme são a tecnologia de melhor custo benefício disponível para a prevenção. É importante que os sistemas de segurança sejam monitorados para evitar surpresas.

Além disso, se o seu sistema de alarme não for monitorado, pode causar um grande desconforto para vizinhos ao disparar na sua ausência.

Viajar tranquilo é sempre melhor! Invista em segurança nas férias.

Viajar é uma forma fantástica de conhecer novos lugares, culturas e pessoas. Mas para não estragar estes momentos com preocupações, vale a pena ficar atento às dicas acima. Assim, não terá surpresas desagradáveis na volta para casa.

Mais Posts

Blog IRIS Monitoramento

Notícias e dicas para garantir uma vida tranquila e segura.